Visitas on line

Tradutor:

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Pat uma garota especial para São Bernardo do Campo!!!!

                                                    Antes
                                                                     
      No anonimato algumas pessoas fazem o trabalho de reflorestamento em São Bernardo do Campo.
      A Patrícia, Pat para os amigos, como é uma pessoa especial, uma amante da natureza e dos animais, trabalha silenciosamente replantando as árvores que foram derrubadas por construtoras e caminhoneiros.
    Quem passa no final da tarde pela Miro Vetorazzo, com o sol ainda alto, pode vê-la agachada plantando mudas de árvores ou regando as que já plantou. Cada dia planta um pouco. Faz a rega todas às tardes para que as mudinhas se fortaleçam e  possam sobreviver, e ela possa  plantar mais.
                                                               
     Nessa rua existem dois condomínios de luxo: o Aromáz e o Terra Bonita, e ao longo das calçadas foram plantadas árvores, pela incorporadora Agra, para repor as que eles tiveram que cortar quando construíram os Condomínios. Estas árvores, hoje, são quebradas ou derrubadas de uma outra forma, ora por transeuntes, ora pelo descuido dos caminhoneiros que ali estacionam (debaixo de placas com proibido estacionar) e ora por pessoas que ao sair de seus carros pisam nas mudas, ou abrem as portas quebrando-as. E tem mais, os caminhoneiros, é claro, aproveitam para limpar os caminhões e deixar os lixos ali mesmo. Quando os caminhões  partem as árvores estão partidas, e o lixo espalhado por todo canto, só ficam os toquinhos dos troncos.


     Rememorando! O dia em que a Incorporadora Agra devastou o terreno para construir os Condomínios, foi triste demais. Ao entardecer quando os pássaros retornaram e não encontraram mais as árvores, começaram a piar e a revoar em círculos,no maior desespero, já que era época de ninhadas. Nunca me esqueci da cena, e hoje tenho pavor quando vejo o nome dessa Construtora em algum terreno, sei que a seguir vem a devastação, e sobem os espigões tornando a cidade mais concretada ainda. É claro que ela nunca consegue repor o que destrói. Ninguém consegue substituir árvores seculares, por palmeiras que não abrigam pássaros ou dão frutos. O que fazem é enganar os olhos dos menos atentos.
     Qualquer dia São Bernardo do Campo muda de nome, passa a se chamar São Bernardo, só, porque Campo já era. Poderia também passar a chamar São Bernardo das Palmeiras, de tantas que têm. Que tal São Bernardo do Descampado?! Do jeito que as coisas vão, não vai demorar muito.
     Nunca vamos conseguir repor tantas árvores, mas a Pat tenta. Vocês pensam que ela planta qualquer árvore? Não! Ela sabe exatamente o que tem que plantar! Primeiro cultiva a muda, e sabe que tem que pertencer a Mata Atlântica, só depois  planta. Saibam vocês que o trabalho da Pat é observado por algumas pessoas, inclusive por caminhoneiros e transeuntes. Se estão aprendendo alguma coisa ou vão respeitar este maravilhoso trabalho, eu não sei, espero que sim.
      Semear, plantar, colher, para sobreviver em São Bernardo do Campo, antes que vire só, São Bernardo, sem o CAMPO. Este deveria ser o lema da cidade, mas parece que é apenas de algumas pessoas, ou só da Pat, ou dos que acreditam que podemos contruir um mundo melhor começando por nós mesmos. 



                                                 Depois que a Pat plantou!
                                                   Olhem como estão..
                                                                          

                                  Um dia, se deixarem estarão assim....
                        Parabéns para a Pat que faz a diferença!
        E que hoje sejam plantadas milhares de árvores para a nossa sobrevivência!

9 comentários:

patricia.de.vieira@terra.com.br disse...

Oi Lá, obrigada pelas palavras.
Acredito que podemos fazer sempre a diferença. Quando acreditamos que plantar uma árvore é pouco estamos enganados, uma é muito, é uma vida e nos dá vida, com seus frutos, oxigênio, lar para as aves e beleza também.
Não faço esperando gratidão de ninguém, pois acredito que é a obrigação de cada um fazer algo de bom nesta vida para retribuir tudo o que destruímos e tomamos da natureza em nossa existência. Graças a Deus, por enquanto as 28 mudas que plantei, sendo que a mais velha já passou dos 2metros de altura, estão firmes e inteiras, espero que assim continue e que quem passa e fica me olhando acredite que também possa fazer algo de bom e acredite, não custa nada viu e é um prazer quando acompanharmos o crescimento daquela pequenina muda que ganha força, tronco forte e galhos belos.
Um dia espero que cada ser vivo, plante e cuide de apenas uma mudinha que seja, não dá nenhum trabalho, não ocupa nem 5 minutos de sua vida plantar e aguar de tempos em tempos para que fique forte e sobreviva com as ações do tempo sem precisar de ajuda.
Espero que o ser humano preste atenção no que faz e deixe de ver a Tv por 10 minutos para fazer uma coisa boa que lhe trará satisfação e paz em seu coração.
bjs e mais uma vez obrigada e vamos torcer pra que continuem a crescer e a devastação a diminuir.

Yoyo Pizy disse...

Ô amiga...Ainda bem que no mundo existem pessoas como você e como a Pat.
Bjos

Flavia disse...

concordo com o texto...a pat alem de ser mega especial, ainda faz um trabalho de formiguinha que ninguem imagina. parabens pela homenagem e parabens pela atitude!
beijos
flavia ricco

Carla disse...

Parabéns pela merecida homenagem à Paty, uma pessoa muito especial...
Por causa dela tenho hoje o meu amado Chico.
Que muitos sigam o seu exemplo!!
Carla

Odila disse...

Gostei muito do seu blog atual.
Estou aprendendo muito consigo
Você e seu marido, são pessoas muito especiais, para mim
bjs

Rose disse...

Olá Patrícia,
parabéns pela iniciativa. É muito bom saber que existem pessoas que ainda se preocupam com a natureza, apesar de serem poucas,mas,fazem a diferença. Tenha certeza de que será recompensada de alguma maneira por este ato tão nobre.
Esta belíssima homenagem feita pela nossa amiga Lais, foi merecida.
Parabéns!!!

www.comtextosdavida.com disse...

Agradeço a todos os comentários aqui postado, sobre o que a Pat está fazendo. Ela merece, é uma menina de ouro.
bjs Lais

Sonia Regly disse...

Lais,
Se todos nós tivéssemos a consciência de que essas pequenas atitudes, salvam, edificam, prosperam,contribuem para que o planeta seja menos devastado, estaríamos contribuindo e, muito!!! Parabéns a Pat por sua atitude salvadora. Precisamos de mais Pat nessa terra, disposta a mudar o caos.

Obrigada por sua visitinha lá no Compartilhando as Letras. Fiquei muito feliz e honrada.

Estou linkando seu lindo Blog, para que possamos trocar idéias.

Obrigada e beijão

Sandra disse...

Amiga, como a gente não pode julgar sem conhecer ou saber o que está acontecendo. Confesso a minha estranheza a Patrícia um dia regando uma das árvores na rua Miro Vetorazzo; passaram-se mil coisas na minha cabeça, pensei até em conversar com ela achando que talvez estivesse acontecendo alguma coisa. Ainda bem que não o fiz, agora sabendo que sua atitude é por amor a natureza, pelo cuidar e não deixar faltar este verde que é tão importante para nossa saúde; me sinto envergonhada, peço desculpas, tiro meu chapéu, e agradeço à Deus por ter pessoas tão diferentes, que nos ensinam que não devemos julgar e nem nos precipitarmos em tirar conclusões do que estamos vendo ou ouvindo. Isto pra mim é uma lição que espero nunca mais esquecer.
Abraços;;;;;

Related Posts with Thumbnails