Visitas on line

Tradutor:

sábado, 26 de junho de 2010

Portugal x Brasil, na ÁFRICA

            Navio Negreiro de Castro Alves (poeta e abolicionista)


         Quando o Brasil jogou contra  Portugal em solo Africano, eu pensei: pai e filho jogando na casa que um dia eles invadiram, sequestraram seus filhos, estruparam suas mulheres, mataram suas crianças e velhos, aprisionaram os jovens levando-os de seus lares para um lugar chamado "brasil".  Imaginem! Vocês serem arrancados de seus lares, levados como escravos para trabalhar e saber que nunca mais voltarão a ver os seus. Quanta agonia!Quanta dor! O quanto esse povo sofreu e sofre. As condições que muitos deles vivem ainda hoje são consequências do passado.
         É importante que saibamos, o quanto devemos a eles por tê-los tirado de sua pátria, pisoteado sua dignidade e amor próprio, e que jamais conseguiremos saldar tal dívida.
         Agora, depois de tantos séculos ao retornar a casa que invadimos, encontramo-na se refazendo dos abusos; e somos recebidos com carinho, admiração e respeito. Tudo o que fizermos hoje, será pouco para dirimir as atrocidades que cometemos no passado.


      PARABÉNS ÁFRICA POR RECEBER OS FILHOS DO MUNDO, INCLUSIVE AQUELES QUE SUJARAM O SEU CHÃO, MASSACRARAM SEUS FILHOS, E ROUBARAM SUAS OPORTUNIDADES. SAIBA QUE SUPERIORES NÃO SÃO OS QUE OLHAM POR CIMA, MAS OS QUE OLHAM PARA CIMA E ESTENDEM OS BRAÇOS PARA O ABRAÇO E PERDÃO


5 comentários:

Ana Maria Braga disse...

E vamos que vamos, Brasil !!! Não será por falta de torcida que ele não ganhará esta Copa. Bom domingo. Bjs

welze disse...

que honra receber vc em meu bloguinho. agradeço demais da conta. estou com vc quando parabeniza África por receber tão bem quem tanto lhe prejudicou e à seus filhos. Voltarei mais vezes, se me permitir é claro. espero vc no gostosuras. bom dia!

www.comtextosdavida.com disse...

Welze agradeço a visita, volte quantas vezes quiser, será sempre bem-vinda.
bjs Lais

Clau Finotti disse...

Que linda a última parte do seu texto!
Eu não tinha visto por esse lado, aliás, nessa Copa nem me posicionei contra ou a favor de nada, afinal estava mais preocupada com minha própria vida, ou seja, minha mudança de casa e de cidade. Nem aos jogos do Brasil assisti direito. O último mesmo eu estava na estrada e custei a acreditar qdo parei no posto e o frentista me contou o resultado (o jogo estava nos 43 do segundo tempo).
De qualquer forma, concordo demais, nada que façamos irá sanar o que foi feito um dia.

Bjos.

ww.comtextosdavida.com disse...

Obrigada pelo elogio.
Vejo a Africa como o país que todo mundo se acha no direito de fazer o que quer.

bjs Lais

Related Posts with Thumbnails