Visitas on line

Tradutor:

quarta-feira, 21 de abril de 2010

DIA DE TIRADENTES

Tela de Pedro Américo representando o esquartejamento de Tiradentes

"A sentença de Tiradentes o condenou à morte na forca, segundo um ritual cumprido à risca. Seguindo a pé pelas ruas do Rio até o local da forca, depois de morto, teve sua cabeça cortada e levada a Vila Rica, onde foi afixada num lugar bem alto e visível, ficando lá até que o tempo a consumiu. Teve o corpo partido em quatro partes pregadas em postes, ao longo do caminho de Minas, local de seus "atos infames". Ele, seus filhos e netos, caso os tivesse, foram declarados infames, determinando-se que os seus bens revertessem para o Fisco e para a Câmara Real. Quanto à casa em que viveu em Vila Rica, se fosse sua, seria derrubada e o terreno salgado, para que nunca mais nada fosse erguido sobre ele; caso contrário, após avaliada, seus donos seriam indenizados em dinheiro, e a casa também seria destruída. O enforcamento aconteceu no Rio de Janeiro, no dia 21 de abril de 1792"


 Como não poderia deixar passar em branco, postei aqui algo sobre a figura de Tiradentes. Se ele era assim ou não, pouco importa. Se  alguém lá no passado, criou essa figura com a intenção de que os brasileiros, tão católicos, associassem à imagem de Jesus,também não vem ao caso. O importante é que temos uma história, e fazemos parte dela quando a conhecemos. O passado ensina o presente, e o presente determina como será o futuro. Um povo que não conhece o seu passado, é um povo sem memória e não reconhece o cominho que deve fazer rumo ao futuro. Portanto, conheçamos o passado, para não errar no presente e ser digno de um futuro melhor.

















7 comentários:

efeitoseconceitos disse...

Grande post Lais!A reflexão sobre "conhecermos o passado para evitarmos cometer os mesmos erros bno futuro", é verdadeira e muito pertinente para os dias atuais,em que mesmo com tantas informações disponíveis, grande parte da população brasileira se mantém tão inculta.A começar pelo nosso tão popular presidente da república.
Bjo no core
Yoyo

Ana Maria disse...

Valeu o post. Bjs

Lais disse...

obrigada Ana!
Passei lá no seu blog, adorei a decoração de uma mesa. Maravilhosa.
bjs.

rosecorrea3-5 disse...

Segundo as más línguas,...e Deus me livre Delas, Tiradentes foi umagrande vítima da sua condição social, a justiça portuguesa pesou sobre o membro mais pobre da Inconfidência.
Os demais participantes tiveram suas penas alteradas para degredo na África.
Tiradentes,um entusiasmado, alferes do Exército, não teve amesma sorte.
Ah, sim!!! Joaquim Silvério dos Reis, o traidor, tambémfoi enforcado. O governo não suportava traição.

Lais disse...

Rose vc pode dizer melhor que eu pois entende muito mais do assunto.
bjs

vilma suely disse...

querida Lais !! estou de volta a net depois de muiiitos dias fora do ar como espliquei em uma postagem no meu blog.Que bom está de volta e ficar acompanhando os os blogs que sigo , o seu é um deles. beijos e estarei sempre por aqui para fiicar em dias com os bons assuntos da vida.
beijos!!
vilma suely

www.comtextosdavida.blogspot.com disse...

Que bom que está de volta.
bjs Lais

Related Posts with Thumbnails